SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Biópsia por agulha fina com 22-gauge: estudo comparativo em lesões sólidas pancreáticasColocação de gastrostomia endoscópica percutânea sob ventilação não invasiva em doentes com esclerose lateral amiotrófica com disfunção ventilatória grave: um procedimento seguro e eficaz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

PAIXAO, Anusca et al. Metástase intracardíaca isolada: O primeiro sinal de carcinoma hepatocelular. GE Port J Gastroenterol [online]. 2023, vol.30, n.1, pp.57-60.  Epub 01-Jun-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000519545.

A metastização intracardíaca de um carcinoma hepatocelular sem invasão da veia cava inferior é um diagnóstico raro e difícil, especialmente quando o tumor primário não foi ainda diagnosticado. Um homem de 68 anos foi admitido no Serviço de Urgência com sintomas de insuficiência cardíaca aguda. O ecocardiograma transtorácico mostrou uma massa que atingia quase a totalidade da aurícula direita, praticamente obliterando a sua entrada e impedindo o normal fluxo auriculoventricular, descrita como possível mixoma auricular. O doente foi imediatamente transferido para cirurgia cardiotorácica e submetido a cirurgia urgente para resseção da massa que foi macroscopicamente descrita como suspeita de malignidade. A investigação subsequente demonstrou um nódulo isolado hepático com características imagiológicas de malignidade, e a histologia da massa auricular confirmou o diagnóstico de metastização auricular de carcinoma hepatocelular. O doente foi posteriormente submetido a ablação por radiofrequência e medicado com sorafenib, com progressão lenta mas contínua da doença e subsequente atingimento metastático da veia cava inferior e veia porta, que culminou na sua morte quatro anos e três meses após o diagnóstico. Apesar do prognóstico ser reservado para o carcinoma hepatocelular metastático, especialmente na presença de metástases intracardíacas, este caso clínico mostra que uma abordagem inicial mais agressiva com metastasectomia pode prolongar a sobre-vida média dos doentes.

Palabras clave : Insuficiência cardíaca aguda; Metástase cardíaca isolada; Carcinoma hepatocelular.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )