SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Colocação de gastrostomia endoscópica percutânea sob ventilação não invasiva em doentes com esclerose lateral amiotrófica com disfunção ventilatória grave: um procedimento seguro e eficaz índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

CORREIA, Catarina et al. Doença esofágica relacionada com IgG4 - Apresentação sob a forma de esofagite com estenoses crónicas. GE Port J Gastroenterol [online]. 2023, vol.30, n.1, pp.68-72.  Epub 01-Jun-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000520271.

A doença relacionada com IgG4 é uma doença sistémica, autoimune, que pode acometer vários órgãos. Caracteriza-se histologicamente por um denso infiltrado linfoplasmocítico com células IgG4-positivas, fibrose e flebite obliterante, podendo estar associada a lesões ocupantes de espaço. A doença relacionada com IgG4 envolvendo o trato gastrointestinal superior é rara. Relatamos o caso de uma paciente de 30 anos com história de disfagia e odinofagia com vários anos de evolução, em que apesar da instituição de terapêutica antiácida, os sintomas persistiram. A endoscopia digestiva alta revelou imagens endoscópicas consistentes com uma estenose não transponível no esófago proximal. Suspeitou-se de um processo autoimune subjacente sendo tentada terapêutica imunossupressora tópica para controlo da doença. A paciente manteve disfagia incapacitante secundária a estenose esofágica crónica. O diagnóstico de provável doença relacionada com IgG4 foi feito após biópsias esofágicas. As tentativas de tratamento com corticosteroides tópicos não foram associadas a uma melhora significativa dos sin-tomas de disfagia e odinofagia, possivelmente devido à natureza crónica da doença associada a um elevado componente fibrótico. Este caso pretende ilustrar uma situação de doença esofágica relacionada com IgG4 apre-sentando-se como esofagite crónica estenosante. Apre-sentamos ainda, uma breve revisão das principais características histopatológicas e opções de tratamento em doenças relacionadas com IgG4.

Palavras-chave : IgG4; Doença relacionada com IgG4; Estenose crónica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )