SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Small Bowel Adenocarcinoma in a Patient with Crohn’s Disease: The Role of Balloon-Assisted Enteroscopy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545

Abstract

ESTORNINHO, João et al. Obliteração transvenosa na abordagem da hemorragia de varizes periestoma: relato de caso. GE Port J Gastroenterol [online]. 2023, vol.30, n.2, pp.65-70.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000521325.

Introdução:

A hemorragia de varizes periestomais é uma complicação conhecida de doentes ostomizados com hipertensão portal. Contudo, devido ao pequeno número de casos descritos, ainda não foi estabelecido um algoritmo terapêutico.

Apresentação do caso:

Homem, 63 anos, com antecedentes de colostomia definitiva, recorre ao Serviço de Urgência recorrentemente por sangue vivo no saco de colostomia. Inicialmente, presumindo-se trauma do estoma, foi submetido a tratamentos locais, como compressão, aplicação de nitrato de prata e sutura, com sucesso temporário. Contudo, houve recorrência da hemorragia, com necessidade de suporte transfusional e hospitalização. A avaliação do doente evidenciou doença hepática crónica com circulação colateral exuberante, predominantemente junto da colostomia. Devido a hemorragia com choque hipovolémico, foi submetido a obliteração transvenosa retrógrada ocluída por balão (BRTO). Posteriormente, foi proposto para shunt portossistémico transjugular intra-hepático (TIPS) conjugado com obliteração transhepática percutânea (PTO). Após recusa inicial do doente, ocorreu novo episódio de hemorragia auto-limitado, tendo o doente concordado em realizar o procedimento. Quatro meses depois, em consulta, apresentava sinais de encefalopatia hepática grau II, tendo sido controlada eficazmente com tratamento médico. Após nove meses de seguimento, mantém-se sem novos episódios de hemorragia ou efeitos adversos dos procedimentos.

Discussão:

É necessário um alto índice de suspeição clínica ao abordar a hemorragia significativa do estoma. A hipertensão portal como etiologia exige uma abordagem específica para prevenir a recorrência da hemorragia, incluindo a conjugação de procedimentos endovasculares. Os autores apresentam o caso de um doente com hemorragia de varizes periestomais submetido inicialmente a vários tratamentos, incluindo BRTO e que foi tratado com sucesso com TIPS e PTO.

Keywords : Varizes peristomais; Obliteração transvenosa retrógrada ocluída por balão; Shunt portossistémico transjugular intra-hepático.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )