SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Deiscências anastomóticas após cirurgia para tratamento de cancro gastroesofágico: uma revisão sistemática e meta-análise sobre tratamento endoscópico vs abordagem cirúrgicaTratamento de carcinoma hepatocelular avançado com sorafenib: dez anos de uma experiência unicêntrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

SILVA, Sara Neves Vieira da et al. Cuidados paliativos na doença hepática avançada - necessidades paliativas diferentes ou semelhantes no doente com perspetiva de transplante? Estudo prospetivo a partir de um hospital universitário português e centro de transplantação. GE Port J Gastroenterol [online]. 2023, vol.30, n.3, pp.30-39.  Epub 01-Sep-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000522172.

Introdução e objetivos:

A doença hepática avançada (DHA) é uma causa importante de morbilidade e mortalidade, comparável em grande medida a outras insuficiências de órgão. A necessidade de cuidados paliativos (CP) em doentes com DHA é elevada. Em Portugal, no único estudo identificado até ao momento, mais de 80% dos doentes hospitalizados com DHA apresentavam critérios para CP. Não foram especificadas que necessidades de CP nem a perspetiva de transplante dos referidos doentes, que com o presente estudo se pretende ajudar a esclarecer.

Métodos:

Estudo prospectivo observacional incluindo 54 doentes com DHA assistidos num hospital universitário e centro de transplante, entre novembro de 2019 e setembro de 2020. Avaliação das necessidades de CP por meio da aplicação do NECPAL CCOMS-ICO© e IPOS, considerando a sua perspectiva de transplante.

Resultados:

Dos 54 doentes, cinco (9,3%) estavam em lista de espera ativa para transplante e oito (14,8%) em avaliação. O NECPAL CCOMS-ICO© identificou 23 doentes (n = 42,6%) que beneficiariam de CP. A avaliação das necessidades de CP por médicos, os marcadores funcionais e as comorbidades significativas foram os critérios mais frequentes (47,8%, n = 11). O IPOS também revelou diversas necessidades de CP: em média, cada doente identificou cerca de 9 necessidades (8,9 + -2,8). Entre os sintomas identificados, destacaram-se a fraqueza (77,8%), a mobilidade reduzida (70,3%) e a dor (48,1%), bem como os sintomas psicoemocionais de depressão (66,7%) e ansiedade (77,8%). Não houve diferenças significativas entre os subgrupos de doentes analisados. Apenas 4 doentes (7,4%) foram acompanhados pela equipa intra-hospitalar de CP.

Conclusão:

Todos os doentes com DHA incluídos, independentemente do grupo a que pertenciam, apresentaram necessidades de CP. Não foram identificadas diferenças significativas entre os subgrupos de doentes, confirmando que mesmo os doentes com perspectiva de transplante têm importantes necessidades de CP.

Palabras clave : Cuidados paliativos; Doença hepática avançada; Transplante hepático.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )