SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Linfoma difuso de grandes células B primário do reto em doente com colite ulcerosa sem terapêutica imunossupressora índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

SILVA, Maria Azevedo et al. Manifestação inaugural de seminoma testicular como hemorragia digestiva: uma causa rara de metastização gástrica. GE Port J Gastroenterol [online]. 2023, vol.30, n.4, pp.59-63.  Epub 01-Nov-2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000526427.

Introdução:

As metástases gástricas são bastante infrequentes. Quando são secundárias a tumores testiculares, geralmente as metástases gástricas associam-se a não-seminomas.

Caso Clínico:

Um homem de 45 anos recorreu ao serviço de urgência por quadro de hemorragia digestiva alta, tendo-se detetado uma anemia grave e elevação da lactato desidrogenase. A endoscopia revelou três úlceras gástricas de aspeto atípico. A tomografia computorizada abdominal mostrou uma extensa massa heterogénea retroperitoneal e outra de menores dimensões na cavidade pélvica. Foram realizadas biópsias das úlceras gástricas e da massa retroperitoneal, sendo compatíveis com uma neoplasia altamente proliferativa de origem indeterminada. Durante a investigação etiológica, o doente referiu a deteção de uma massa testicular. Esta foi ressecada após a realização de ecografia com achados suspeitos. A histologia fez o diagnóstico de um seminoma testicular. A revisão das biópsias prévias foi compatível com metastização gástrica e retroperitoneal do seminoma.

Discussão/Conclusão:

A metastização gástrica com origem em seminomas do testículo é infrequente e geralmente é detetada após o diagnóstico do tumor primário. Apresenta-se um caso raro de manifestação inaugural de um seminoma testicular como hemorragia digestiva alta devido a metástases gástricas. Este caso evidencia a importância de uma anamnese e um exame objetivo detalhados no diagnóstico diferencial de úlceras gástricas atípicas com investigação inicial negativa, salientando também uma manifestação infrequente de uma neoplasia de células germinativas.

Palavras-chave : Seminoma testicular; Metastização gástrica; Hemorragia digestiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )