SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número6Abordagem atual à disfagia: Uma revisão dos distúrbios da motilidade esofágica e respetivo tratamentoO Novo Fibroscan-AST (FAST) Score: Reforçando o Impacto da Diabetes Mellitus no Fígado Gordo Associado a Disfunção Metabólica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

GHONEEM, Elsayed et al. Resultados Técnicos e Clínicos da Utilização de Stent Duplo Pigtail de Grande Calibre para Drenagem Endoscópica de Pseudoquistos Pancreáticos: Estudo Prospetivo Multicêntrico. GE Port J Gastroenterol [online]. 2023, vol.30, n.6, pp.12-19.  Epub 01-Fev-2024. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000526852.

Introdução:

A cistogastrostomia/duodenostomia pancreática guiada por ecoendoscopia (EUS) é atualmente aceite para a abordagem dos pseudoquistos pancreáticos sintomáticos através da inserção de dois ou mais stents duplo pigtail (DP). A evidência é escassa relativamente à eficácia da utilização de apenas um stent duplo pigtail de grande calibre, com o objetivo de diminuir o tempo, as complicações e os dispositivos utilizados no procedimento.

Objetivo:

Avaliar os resultados técnicos e clínicos do uso de stent duplo pigtail único de grande calibre na drenagem de pseudoquistos pancreáticos guiada por ecoendoscopia. Metodologia: Estudo prospetivo multicêntrico incluindo 57 doentes (dos quais 35 com pseudoquistos pancreáticos sintomáticos). Foram excluídos pacientes com quistos multiseptados (7 casos), com necrose >30% (8 casos), com ascite (4 casos) e comorbidades major (3 casos). O follow-up foi ao 1 mês e 6 meses após a colocação do stent para avaliar a resolução completa ou diminuição no tamanhos dos pseudoquistos com melhoria sintomática.

Resultados:

Dos 57 doentes, 35 (19 mulheres/16 homens, idade média 40 anos) com pseudoquistos pancreáticos sintomáticos foram submetidos a drenagem guiada por EUS. Todos os stents utilizados foram stents DP plásticos com 10 Fr. A duração mediana do procedimento foi de 16 minutos. O sucesso técnico foi alcançado em todos os casos. Ocorreu sucesso clínico em 32 doentes (91,4%), sem reacumulação no seguimento. Eventos adversos menores ocorreram em 3 doentes (8,6%), incluindo dor abdominal pós-procedimento (1) e febre (2).

Conclusão:

Os resultados sugerem que a utilização de stent pigtail único de grande calibre para cistogastrostomia guiada por EUS é segura e eficaz, com tempo de procedimento curto e reduzindo o risco da inserção de outro(s) stent(s).

Palavras-chave : Ecoendoscopia; Pseudoquisto pancreático; Pancreatite; Cistogastrostomia; Stent plástico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )