SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número6Resultados Técnicos e Clínicos da Utilização de Stent Duplo Pigtail de Grande Calibre para Drenagem Endoscópica de Pseudoquistos Pancreáticos: Estudo Prospetivo MulticêntricoAbordagem endoscópica de adenomas duodenais na Polipose Adenomatosa Familiar: um coorte retrospetivo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

SILVA, Vítor Macedo et al. O Novo Fibroscan-AST (FAST) Score: Reforçando o Impacto da Diabetes Mellitus no Fígado Gordo Associado a Disfunção Metabólica. GE Port J Gastroenterol [online]. 2023, vol.30, n.6, pp.20-27.  Epub 01-Fev-2024. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000527027.

Introdução:

O fígado gordo associado a disfunção metabólica (FGADM) é uma causa crescente de doença hepática crónica. Em 2020, o score Fibroscan-AST (FAST) foi validado internacionalmente como uma nova ferramenta capaz de identificar pacientes com esteatohepatite que beneficiam de terapêuticas adicionais, baseado nos achados da elastografia hepática transitória (EHT) e níveis séricos de aspartato aminotransferase (AST). Os autores procuraram identificar, em pacientes com FGADM, que fatores metabólicos predizem um score-FAST maior.

Métodos:

Estudo retrospetivo de pacientes com FGADM submetidos a EHT durante 2 anos consecutivos. Pacientes sem uma amostra de AST colhida nos 6 meses prévios à EHT foram excluídos. O score-FAST foi calculado, estratificando o risco do paciente como baixo (<0,35), moderado (0,35-0,67) ou alto (>0,67).

Resultados:

A amostra incluiu 117 pacientes, 53% do sexo feminino, com uma idade média de 53 anos. Em análise multivariada, pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 (DMT2) (p < 0,001), dislipidemia (p = 0,046) e hábitos tabágicos (p = 0,037) apresentaram valores de score-FAST significativamente maiores. Além disso, os pacientes diabéticos apresentaram não só valores de score-FAST significativamente maiores, como também foram mais frequente classificados como pertencendo ao grupo de alto risco, de acordo com os critérios deste score (OR = 9,2; 95%IC = 1,8-45,5; p = 0,007).

Conclusões:

Calculando o score-FAST, pacientes com FGADM e DMT2 apresentaram um risco significativamente maior. Esta ferramenta validada poderá ser utilizada para selecionar os pacientes com DMT2 e FGADM que poderão beneficiar de seguimento especializado.

Palavras-chave : Fígado gordo associado a disfunção metabólica; Elastografia hepática; Hepatologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )