SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número6Pancreatite da goteira: Casos clínicos e revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

ESTORNINHO, João et al. Encerramento endoscópico de perfuração esofágica em síndrome de Boerhaave com “Over-the-Scope Clip”. GE Port J Gastroenterol [online]. 2023, vol.30, n.6, pp.42-48.  Epub 01-Fev-2024. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000527317.

A síndrome de Boerhaave (SB) é uma entidade rara, mas potencialmente fatal. Embora a cirurgia seja o tratamento padrão, o tratamento endoscópico tem adquirido um papel importante como opção minimamente invasiva. Os autores descrevem dois casos de doentes do sexo masculino de meia-idade, que apresentaram perfuração esofágica espontânea após esforço emético intenso e vómitos. No primeiro caso, o doente apresentou impactação de um osso no esófago superior, que foi removido com sucesso por esofagoscopia rígida. Após o procedimento, o doente realizou radiografia de tórax e tomografia computorizada (TC) cervico-torácica que evidenciou hidro-pneumotórax esquerdo e pneumomediastino com extravasamento de contraste oral ao nível do esófago inferior. No segundo caso, o doente apresentou-se no Serviço de Urgência com toracalgia intensa após episódio de vómito. A TC mostrou pneumomediastino exuberante, com enfisema subcutâneo e extravasamento de contraste oral compatível com SB. O doente foi inicialmente submetido a rafia cirúrgica, mas o esofagograma ao 12º dia mostrou persistência de extravasamento do contraste. Após discussão em reunião multidisciplinar, ambos os doentes realizaram endoscopia digestiva alta, com visualização de orifícios pericentimétricos no esófago distal, encerrados com sucesso com a aplicação de clip over-the-scope (OTSC). Após seguimento de pelo menos 9 meses, os doentes permaneceram clinicamente bem, sem evidência de recidiva. Os autores destacam a gravidade desses casos clínicos, bem como a opção endoscópica que se mostrou decisiva no tratamento da SB. Os resultados favoráveis sugerem um papel para a abordagem com OTSC no tratamento da perfuração esofágica espontânea, tanto como tratamento de primeira linha, como terapêutica de resgate após falência do tratamento cirúrgico.

Palavras-chave : Endoscopia; Síndrome de Boerhaave; Perfuração esofágica; Over-the-scope clip.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )