SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Nutrição nas Doenças Pancreáticas: Um Roteiro para o GastrenterologistaAs infusões de ferro polimaltose ultra-rápidas são seguras na anemia ferropénica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versión impresa ISSN 2341-4545

Resumen

MACHADO, Mariana Verdelho. O crescente panorama do carcinoma hepatocelular associado ao fígado gordo não alcoólico e o seu impacto no rastreio. GE Port J Gastroenterol [online]. 2024, vol.31, n.1, pp.14-23.  Epub 01-Mar-2024. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000531397.

O cancro do fígado é, globalmente, a terceira causa de morte por cancro. O carcinoma hepatocelular (CHC) desenvolve-se em doentes com doença hepática crónica subjacente. A fracção de CHC atribuível ao fígado gordo não alcoólico (FGNA) tem vindo a aumentar com uma aceleração no seu crescimento nas últimas décadas, sendo atualmente responsável por 15% dos casos de CHC. À semelhança do que ocorre com outras causas de cirrose hepática, os doentes com cirrose associada a FGNA devem ser inseridos em programas de rastreio de CHC. Contudo, esses doentes são sub-rastreados, já que a probabilidade de serem incluídos em programas de rastreio de CHC é menos de metade comparando com doentes com cirrose associada a hepatite C crónica. O CHC associado ao FGNA tem a particularidade de ocorrer em fases pré-cirróticas em 20 a 50% dos casos. O rastreio de CHC em doentes com FGNA em fase pré-cirrótica não está recomendado por rotina, uma vez que, ainda assim, o risco destes doentes desenvolverem CHC é muito baixo. No entanto, uma vez que um terço da população mundial tem FGNA, o FGNA em não cirróticos corresponde a 6%de todos os casos de CHC. Assim sendo, é urgente o desenvolvimento de métodos de estratificação, por forma a personalizar o risco individual de desenvolvimento de CHC em doentes com FGNA, permitindo maior precisão nos programas de rastreio de CHC. Esta revisão sumariza a epidemiologia de CHC associado ao FGNA, com uma análise crítica das atuais recomendações de rastreio de CHC.

Palabras clave : Fígado gordo não alcoólico; Carcinoma hepatocellular; Rastreio.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )