SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Pertubação Obsessivo-Compulsiva e Religião: Uma Revisão Sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Public Health

versión impresa ISSN 2504-3137versión On-line ISSN 2504-3145

Resumen

PIERDEVARA, Ludmila; VENTURA, Inês Margarida; EIRAS, Margarida  y  GRACIAS, Amélia Maria Brito. Trigger Tool na Segurança do Doente: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Port J Public Health [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.1-69. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000479606.

Introdução: A elevada incidência de eventos adversos (EA) é uma das situações preocupantes descritas na literatura sendo relacionada diretamente com o aumento dos custos com a prestação de cuidados de saúde e com o aumento do número de dias de internamento. A metodologia Global Trigger Tool (GTT) é relativamente nova mas tem-se mostrado promissora, em contextos internacionais, em ações de rastreio dos EA. Objetivo: Obter um corpo de evidência, reunindo um conjunto de informações acerca da utilização desta metodologia em contexto hospitalar. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, baseada em estudos primários relacionados com esta temática, publicados entre o ano 2009 e 2014. Resultados: O estudo incluiu 8 estudos primários e os resultados evidenciam dados relevantes acerca da utilidade da ferramenta GTT no âmbito hospitalar. Conclusão: A evidência científica mostra que a aplicação do método GTT, como estratégia de monitorização dos EA, é uma ferramenta viável, uma vez que permite acompanhar a implementação de mudanças orientadas para a redução da ocorrência dos EA.

Palabras clave : Global Trigger Tool; Erros médicos; Segurança do paciente; Eventos adversos; Gestão de segurança; Dano do doente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons