SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Promoting Well-Being in Adolescents: The +Contigo Project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Portuguese Journal of Public Health

Print version ISSN 2504-3137On-line version ISSN 2504-3145

Abstract

SOUSA, Teófilo  and  GUIMARAES, Ana Paula Vasconcelos. Instrumento de avaliação das competências de liderança nas chefias de enfermagem: estudo das propriedades psicométricas. Port J Public Health [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.1-7. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000486471.

Introdução: As competências de liderança são consideradas ferramentas essenciais para o sucesso das organizações em geral e dos seus colaboradores em particular. Assim, torna-se fundamental a existência de instrumentos capazes de proporcionar a sua medição. - Objetivo: Este artigo tem como objetivo avaliar as propriedades psicométricas do questionário de competências de liderança, desenvolvido por Robert Quinn. - Métodos: Neste estudo transversal, foram incluídos 248 enfermeiros a exercer funções no Centro Hospitalar do Porto, que avaliaram as competências de liderança nas chefias de enfermagem. A validade e fiabilidade do instrumento foram estimadas com recurso a uma análise descritiva, correlacional, fatorial confirmatória e de consistência interna. - Resultados: O questionário das competências de liderança apresenta um bom poder discriminativo, dado que as correlações entre os itens e as dimensões (papéis de liderança) são moderadas a fortes, apresentando valores mais elevados relativamente ao fator a que conceptualmente pertencem. As correlações dos itens com as dimensões sem sobreposição apresentam valores moderados, na sua maioria superiores a 0,60, indicando relativa interdependência entre dimensões. Este facto confirma uma estrutura fatorial representativa de um constructo que está de acordo com o modelo conceptual que lhe deu origem. Os valores da consistência interna (alfa de Cronbach ), para todos os papéis de liderança, variam entre 0,86 e 0,94. - Discussão e conclusões: À semelhança de outros estudos de referência, este, revelou que o questionário em análise apresenta boas propriedades psicométricas, indicando ser um instrumento adequado para avaliar a perceção das competências de liderança na população em estudo.

Keywords : Enfermagem; Competências de liderança; Questionário de liderança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License