SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Prevalência da obesidade infantil em Portugal: uma revisão narrativa da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Public Health

versión impresa ISSN 2504-3137versión On-line ISSN 2504-3145

Resumen

CORREIA, Tânia Sofia Pereira; MARTINS, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva  y  BARROSO, Fernando Fausto Margalho. A família e a segurança do doente internado: revisão integrativa da literatura. Port J Public Health [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.129-140.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000511855.

Enquadramento:

Considerando que os dados atuais sobre segurança em saúde ainda são alarmantes, há uma urgência avassaladora pelo estudo contínuo desse tema e por recomendações e estratégias diferenciadas que visem a promoção da saúde. Existem algumas recomendações que têm sido levadas em consideração a esse respeito, como o cuidado centrado no paciente e, consequentemente, a necessidade de maior envolvimento do paciente e de sua família nesse processo. Porém, no contexto de trabalho, identificamos argumentos a favor e contra o envolvimento da família no processo de cuidado e, consequentemente, uma maior ou menor abertura para visitas no contexto hospitalar.

Objetivo:

Quais as implicações da presença da família na segurança do doente internado com o intuito de responder á questão de investigação: Qual a produção científica sobre as implicações da presença da família na segurança do doente hospitalizado?

Métodos:

Revisão integrativa da literatura através de pesquisa nas bases de dados Web of Science, CINAHL, Medline e Scopus, de acordo com as recomendações do Joanna Briggs Institute para scoping review.

Resultados:

Da pesquisa foram encontrados 115 artigos. Após a seleção foram incluidos neste estudo 13 artigos. Destes, 7 estudos qualitativos, 5 quantitativos e 2 revisões de literatura, cujos dados foram agrupados de acorco com: perspetiva da família e doente, a perspetiva dos profissionais de saúde e a evidência estatistica.

Conclusão:

A familia desenvolve esforços no sentido de proteger a segurança do doente internado mas sente-se despreparada e desacompanhada. Alguns profissionais de saúde alegam que a presença da familia pode aumentar os riscos para a segurança do doente e receiam aumento da carga de trabalho. A evidência encontrada sobre presença da família e a sua relação com a segurança do doente internado demonstra que esta relação ainda não é bem compreendida, com achados disponíveis limitados na literatura atual.

Relevância para a Prática Clínica:

Intervenções estruturadas de integração da família na salvaguarda da segurança do doente internado podem ter o potencial de contribuir para a segurança dos cuidados de saúde.

Palabras clave : Enfermagem de família; Cuidados de enfermagem; Segurança do doente; Hospitalização; Cuidados centrados na família.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )