SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Tuberculin skin testing versus interferon-gamma release assay among users of a public health unit in northeast PortugalA financial theory perspective of the metrics employed to measure value in the “Value in Healthcare” methodologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Portuguese Journal of Public Health

Print version ISSN 2504-3137On-line version ISSN 2504-3145

Abstract

GIORDANI, Rubia Carla Formighieri  and  COSTA, Islândia Bezerra da. A crise sanitária pandêmica e suas implicações na insegurança alimentar e nutricional da América Latina. Port J Public Health [online]. 2020, vol.38, n.3, pp.166-175.  Epub Feb 10, 2021. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000512958.

As iniquidades em saúde estão diretamente conectadas com a alimentação e, por sua vez, com o perfil nutricional: a fome e a desnutrição, assim como o sobrepeso e a obesidade aumentam proporcionalmente à pobreza. No atual cenário de pandemia da Covid-19 as medidas de isolamento social implementadas em vários países para evitar o colapso dos sistemas de saúde impõem novos ritmos às vidas cotidianas das pessoas e implicam em uma reorganização da estrutura vital das atividades necessárias a sua manutenção e reprodução. A restrição de circulação com a exigência de preparar a comida dentro do domicílio impõe um planejamento alimentar com opções dos produtos com algum grau de processamento industrial. Na dieta do isolamento, dentre as prováveis mudanças nos modelos de consumo de alimentos, certamente haverá o incremento dos ultraprocessados, principalmente porque as medidas de contenção alteraram as dinâmicas de circulação e comércio local de produtos frescos.

Keywords : Pandemia; COVID-19; Insegurança alimentar; América Latina..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )