SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3A crise sanitária pandêmica e suas implicações na insegurança alimentar e nutricional da América Latina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

SANTOS, José Miguel Pinto dos  e  OLIVEIRA, Sandra Bernardes de. Uma perspetiva da teoria financeira sobre as métricas usadas para medir valor nas metodologias em ‘Valor em Saúde’. Port J Public Health [online]. 2020, vol.38, n.3, pp.176-186.  Epub 10-Fev-2021. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000512564.

Motivação:

Valor em saúde é um paradigma cada vez mais usado na elaboração de políticas de saúde, na gestão de instituições de saúde, no financiamento de serviços de saúde e na escolha de tecnologias de tratamento. Várias métricas foram propostas e são usadas por académicos e profissionais.

Sumário:

A medição do valor da saúde apresenta várias dificuldades éticas e metodológicas. Embora usualmente se considere que que a vida humana não deve ser sujeita a avaliação monetária, várias atividades humanas, nomeadamente o trabalho, são passiveis de ser avaliadas em termos financeiros. Isto permite estimar o valor da saúde na medida em que a saúde tem impacto nessas atividades. No entanto existem outros desafios, tais como medir os custos e benefícios associados à saúde. Várias métricas para estimar valor em saúde foram propostas na literatura académica e são usadas na prática. O objetivo deste artigo é apresentar uma apreciação critica, feita do ponto de vista da teoria financeira, de várias dessas métricas.

Mensagem principal:

Muitas das métricas usadas em valor em saúde não refletem o conceito de valor que está na base da moderna teoria financeira: baseiam-se em conceitos contabilísticos, como custos, e não em cash-flows expectáveis no futuro. Para os tornar coerentes com a teoria de valor que é atualmente aceite necessitam de ser revistos.

Palavras-chave : Valor em saúde; Teoria financeira; Análise custo-benefício; Análise custo-efetividade; Modelo de Porter..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )