SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 suppl.1Dinâmicas de transmissão da COVID-19: uma abordagem no espaço e no tempoCOMPRIME - Conhecer mais para intervir melhor: análise preliminar de fatores determinantes da transmissão da COVID-19 em Portugal, a nível municipal, em diferentes momentos da 1a onda epidémica. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

ROCHA, João et al. Internamentos hospitalares durante a primeira vaga de COVID-19 em Portugal. Port J Public Health [online]. 2020, vol.38, suppl.1, pp.11-17.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000514163.

O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da pandemia na produção de internamento hospitalar durante a primeira vaga em Portugal. Os dados dos internamentos hospitalares em Portugal Continental de 2008 a 2017 foram utilizados para a previsão da produção hospitalar de internamentos de março a maio de 2020. O número de internamentos observado e as suas características foram comparados com os valores previstos. As variações foram comparadas por hospital e região. A análise estatística foi utilizada para aferir se existiam padrões de variação de acordo com as características de cada hospital. Houve menos 119.315 internamentos do que o previsto durante o período de março a maio de 2020 em Portugal, o que representou uma redução de 57%. Observou-se que os internamentos não-COVID-19 registaram um tempo médio de estadia e uma proporção de mortes em doentes internados maiores do que os valores previstos. As diferenças entre os valores observados e previstos variaram de forma significativa entre as regiões e hospitais. Essas variações não foram associadas a internamentos hospitalares por COVID-19, região, número previsto de internamentos, tipo de hospital ou taxa de ocupação. O impacto na produção de internamento de cada hospital não foi consistente ou proporcional à utilização esperada em Portugal, conforme indicado pelas variações entre os valores previstos e observados. O planeamento adequado de respostas futuras pode contribuir para melhorar o equilíbrio necessário entre o nível de produção hospitalar para as necessidades usuais de saúde da população e a resposta aos pacientes com COVID-19.

Palavras-chave : COVID-19; Internamentos; Acesso aos cuidados de saúde; Serviços de saúde; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )