SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Departments of Pediatrics approach at the beginning of the COVID-19. Atuação dos serviços de Pediatria no início da pandemia COVID-19.Exploring the policies applied to pharmaceutical care practice for type 2 diabetes over the last decade in european community pharmacies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Portuguese Journal of Public Health

Print version ISSN 2504-3137On-line version ISSN 2504-3145

Abstract

PEREIRA, Gonçalo Martins; BRITO, José; OLIVEIRA, Maria João  and  OLIVEIRA, Pedro. Exposição a ruído urbano e doenças cardiometabólicas: um estudo transversal exploratório em Lisboa. Port J Public Health [online]. 2021, vol.39, n.2, pp.95-102.  Epub Nov 19, 2021. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000520263.

Introdução:

A poluição sonora urbana tem sido associada a um risco aumentado de desenvolver síndrome metabólica. No entanto, os estudos observacionais existentes que relacionam a exposição a ruído e a síndrome metabólica são baseados em coortes não generalizáveis. Lisboa continua a ser uma cidade ruidosa onde esta associação não foi avaliada, pelo que estudámos a relação entre a exposição ao ruído urbano e a prevalência de diabetes mellitus tipo 2, obesidade e hipertensão.

Métodos:

Os níveis diurnos, vespertinos e noturnos de emissão de ruído foram obtidos para cada rua da cidade a partir do mapa de ruído de Lisboa. Após atribuição das ruas à respetiva freguesia, procedeu-se ao cálculo da média das emissões sonoras de cada freguesia para cada período do dia. O número de doentes adultos com diabetes mellitus tipo 2, obesidade e hipertensão em 2014, 2015 e 2016 em cada freguesia foi obtido junto da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O coeficiente de correlação não paramétrica de Spearman foi utilizado devido à distribuição não normal nas variáveis, ao nível de significância de 5% (α = 0,05).

Resultados:

Não foram encontradas correlações entre a exposição ao ruído diurno, vespertino ou noturno e a prevalência de diabetes mellitus tipo 2, obesidade ou hipertensão, embora tenham sido encontradas correlações entre as variáveis cardiometabólicas. No entanto, os níveis de ruído em Lisboa situaram-se acima do limite legalmente estabelecido e das diretrizes da Organização Mundial de Saúde para a exposição ao ruído ambiente na região europeia.

Conclusão:

Os nossos resultados não concordam com estudos anteriores e devem ser encarados como preliminares devido a uma forte plausibilidade biológica para uma associação entre exposição ao ruído e doenças cardiometabólicas e para estimular novos estudos, com coortes longitudinais.

Keywords : Ruído urbano; Diabetes mellitus; Hipertensão; Obesidade; Lisboa.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )