SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3COVID-19 entre a equipe de enfermagem: Cenários e diferenças regionais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

IMAGINARIO, Cristina et al. Fatores de risco associados a quedas entre residentes de estruturas residenciais para pessoas idosas: um estudo de caso-controle. Port J Public Health [online]. 2021, vol.39, n.3, pp.120-130.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000520491.

Introdução:

Para identificar os fatores preditivos de quedas e permitir a gestão adequada do seu risco, é necessário compreender o comportamento e as condições clínicas dos idosos.

Objetivos:

Este estudo teve dois objetivos principais. O primeiro foi encontrar preditores para quedas em idosos que vivem em estruturas residenciais para idosos. O segundo objetivo principal foi construir um modelo preditivo para encontrar os melhores preditores de quedas.

Métodos:

De um total de 56 estruturas residenciais para idosos contactados, com o mesmo enquadramento legal, 25 aceitaram participar. A amostra foi selecionada aleatoriamente e apenas os participantes independentes ou com um compromisso leve/moderado foram incluídos no estudo (n = 325).

Resultados:

Registou-se uma média de 1.47 ± 0.99 quedas (variando entre 1 a 7) por participante. Por meio do teste t e da análise de odds ratio, foram identificados dez fatores relacionados com as quedas. Através da regressão logística binária, foi testado um modelo identificando quatro preditores robustos: equilíbrio estatístico, recurso a serviços de emergência, polifarmácia e perfil de autocuidado independente.

Conclusões:

O presente estudo replicou os principais resultados de pesquisas contemporâneas sobre os fatores de risco para quedas. Mais importante ainda, sugere que o modelo de perfil de autocuidado deve ser levado em consideração em estudos futuros e intervenções precoces. É fundamental implementar medidas preventivas condizentes com ambientes mais seguros e estabelecer um plano individual de atividades integradas de acordo com as necessidades de saúde dos idosos.

Palavras-chave : Quedas; Estruturas residenciais para idosos; Avaliação de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )