Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Portuguese Journal of Public Health
versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145
Resumo
BARROCA, Inês et al. Desenvolvimento de uma checklist de eventos potencialmente traumáticos em crianças e adolescentes (CEPT-CA). Port J Public Health [online]. 2022, vol.40, n.1, pp.3-6. Epub 08-Abr-2022. ISSN 2504-3137. https://doi.org/10.1159/000522221.
Introdução:
Como a exposição a eventos potencialmente traumáticos na infância e adolescência tem-se mostrado muito comum, o seu rastreio é muito importante. O nosso objetivo foi desenvolver uma checklist de auto-preenchimento para realizar o rastreio de eventos potencialmente traumáticos na infância e adolescência.
Métodos:
O desenvolvimento da Checklist de Eventos Potencialmente Traumáticos em Crianças e Adolescentes (CEPT-CA) baseou-se: (a) na estrutura da Checklist de Eventos de Vida, que foi traduzida, contra-traduzida e adaptada; (b) recomendações de entidades de renome sobre trauma na infância; (c) particularidades de eventos potencialmente traumáticos na infância; (d) adequação da linguagem à faixa etária da população-alvo; (e) contexto sociocultural de Portugal. A versão preliminar da CEPT-CA foi novamente discutida com a Comissão de Revisão. Posteriormente, foi realizado um pré-teste com 30 crianças/adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos.
Resultados:
A CEPT-CA inclui a avaliação de 16 eventos potencialmente traumáticos. Também inclui um 17º item, no qual “qualquer outro evento muito difícil/stressante” pode ser adicionado. Cada evento pode ser selecionado de acordo com “Aconteceu comigo”, “Vi acontecer a outra pessoa”, “Contaram-me”, “Não tenho certeza”, “Não se aplica”. O tempo médio de conclusão foi de 9 minutos.
Conclusão:
Este estudo pioneiro apresenta uma checklist de eventos potencialmente traumáticos na infância/adolescência. Esta ferramenta é útil para rastrear esses eventos traumáticos, permitindo assim uma avaliação e intervenção precoces e específicas.
Palavras-chave : Checklist; Trauma; Criança; Adolescente; CEPT-CA.