SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Implementação de um programa online para alteração da prescrição de benzodiazepinas: Protocolo de um estudo híbrido de tipo 1 randomizado por clusters índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

BARROCA, Inês et al. Desenvolvimento de uma checklist de eventos potencialmente traumáticos em crianças e adolescentes (CEPT-CA). Port J Public Health [online]. 2022, vol.40, n.1, pp.3-6.  Epub 08-Abr-2022. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000522221.

Introdução:

Como a exposição a eventos potencialmente traumáticos na infância e adolescência tem-se mostrado muito comum, o seu rastreio é muito importante. O nosso objetivo foi desenvolver uma checklist de auto-preenchimento para realizar o rastreio de eventos potencialmente traumáticos na infância e adolescência.

Métodos:

O desenvolvimento da Checklist de Eventos Potencialmente Traumáticos em Crianças e Adolescentes (CEPT-CA) baseou-se: (a) na estrutura da Checklist de Eventos de Vida, que foi traduzida, contra-traduzida e adaptada; (b) recomendações de entidades de renome sobre trauma na infância; (c) particularidades de eventos potencialmente traumáticos na infância; (d) adequação da linguagem à faixa etária da população-alvo; (e) contexto sociocultural de Portugal. A versão preliminar da CEPT-CA foi novamente discutida com a Comissão de Revisão. Posteriormente, foi realizado um pré-teste com 30 crianças/adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos.

Resultados:

A CEPT-CA inclui a avaliação de 16 eventos potencialmente traumáticos. Também inclui um 17º item, no qual “qualquer outro evento muito difícil/stressante” pode ser adicionado. Cada evento pode ser selecionado de acordo com “Aconteceu comigo”, “Vi acontecer a outra pessoa”, “Contaram-me”, “Não tenho certeza”, “Não se aplica”. O tempo médio de conclusão foi de 9 minutos.

Conclusão:

Este estudo pioneiro apresenta uma checklist de eventos potencialmente traumáticos na infância/adolescência. Esta ferramenta é útil para rastrear esses eventos traumáticos, permitindo assim uma avaliação e intervenção precoces e específicas.

Palavras-chave : Checklist; Trauma; Criança; Adolescente; CEPT-CA.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )