SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Insegurança alimentar em Portugal durante a pandemia de COVID-19: prevalência e características sociodemográficas associadasNecessidades de tratamento odontológico não atendidas e barreiras ao atendimento odontológico de pacientes com necessidades especiais atendidos em um hospital universitário de odontologia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

SCALETTI, Sara et al. Juventude otimista: Os jovens adultos previram uma diminuição mais rápida do risco durante o estado de emergência relativo à COVID-19 em Portugal. Port J Public Health [online]. 2022, vol.40, n.1, pp.43-51.  Epub 20-Abr-2022. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000524076.

A perceção do risco muda ao longo da vida. Estudos anteriores mostraram que os jovens adultos são mais propensos a comportamentos de risco do que os adultos mais velhos. Será que estas diferenças relacionadas com a idade influenciam a perceção de risco durante uma crise pandémica? Aqui, investigámos como a idade influenciou o risco previsto durante o estado de emergência da COVID-19 em Portugal. Demonstramos que as estimativas de tempo projetadas (e.g., avaliações baseadas em agora vs. "daqui a duas semanas", ou "daqui a quatro semanas") tanto do comportamento de risco como da importância da prevenção da transmissão diminuem ao longo do tempo. É importante notar que o risco projetado diminuiu mais acentuadamente para os jovens adultos do que para os adultos mais velhos. Os nossos resultados sugerem que os jovens adultos têm uma perceção do risco relacionado com epidemias diferente do que os adultos mais velhos e parecem corroborar a perspetiva de que a elaboração de políticas de saúde pública durante epidemias deve visar de forma diferente os jovens adultos.

Palavras-chave : Perceção do risco; Saúde pública; COVID-19; Diferenças de idade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )