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Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

MARCHAN, Shivaughn Maria; COPPIN, Erika  e  BALKARAN, Ramaa. Necessidades de tratamento odontológico não atendidas e barreiras ao atendimento odontológico de pacientes com necessidades especiais atendidos em um hospital universitário de odontologia. Port J Public Health [online]. 2022, vol.40, n.1, pp.52-57.  Epub 06-Abr-2022. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000522667.

Objetivos:

Este trabalho procurou determinar as necessidades não atendidas de tratamento odontológico e as barreiras auto-relatadas para o cuidado continuado, em pacientes com necessidades especiais, atendidos num hospital universitário de odontologia no Caribe Anglófono.

Métodos:

Foi utilizada uma auditoria de gráfico de pacientes com tratamento abrangente planeado para o período de 1 de agosto de 2015 a 31 de julho de 2017 de forma a determinar o tipo de tratamento necessário para a amostra em questão. O tratamento foi classificado como de urgência, preventivo ou restaurador. O tratamento restaurador foi ainda subdividido em tratamento cirúrgico, endodôntico, periodontal ou prostodôntico. Os motivos para não voltar à clínica para concluir o tratamento e os cuidados planeados foram apurados por meio de entrevista por telefone. Um teste de mudança não paramétrico de McNemar para amostras relacionadas a um nível alfa de 0,05 foi usado para comparar o tratamento planeado com o tratamento concluído.

Resultados:

Durante o período de investigação, 34% dos pacientes com necessidades especiais tiveram planos de tratamento abrangentes desenvolvidos. O tratamento odontológico preventivo foi incluído na maioria dos planos abrangentes (96,1%). Um elevado número de pacientes também necessitaram de cuidados para doença periodontal (65,7%) e tratamento cirúrgico de cárie (52,9%). Embora não se verifique diferença significativa entre o tratamento preventivo planeado e recebido, houve diferenças significativas no tratamento planeado e recebido para todos os tipos de cuidados restauradores. As principais barreiras identificadas incluem: custo, acessibilidade e questões psicossociais.

Conclusões:

Houve uma necessidade não atendida de tratamento restaurador e periodontal. As principais barreiras auto-relatadas ao atendimento odontológico incluíram custo, acessibilidade ao atendimento por questões de transporte e questões psicossociais.

Palavras-chave : Necessidades de tratamento odontológico não atendidos; Barreiras à assistência odontológica; Pacientes com necessidades especiais.

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