SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Avaliação da qualidade e segurança microbiológica de refeições de sushi prontas a consumir em PortugalDistanciamento físico e bem-estar mental na população jovem de Portugal e Brasil durante a pandemia de COVID-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Public Health

versión impresa ISSN 2504-3137versión On-line ISSN 2504-3145

Resumen

ANDRADE, Luiz Eduardo Lima de; SATURNO-HERNANDEZ, Pedro Jesús; MELO, Laiza Oliveira Mendes de  y  GAMA, Zenewton André da Silva. Melhorias na estrutura e cultura de segurança do paciente após implantação de um programa público nacional: Um estudo observacional em três hospitais brasileiros. Port J Public Health [online]. 2022, vol.40, n.2, pp.81-90.  Epub 31-Ago-2022. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000525147.

Objetivo:

Observar e descrever as mudanças na estrutura da Segurança do paciente (SP) e da Cultura de Segurança do Paciente (CSP) no nível das unidades de saúde, após a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

Métodos:

Estudo observacional, longitudinal e descritivo com acompanhamento das mudanças na estrutura e atividades da SP e avaliações da CSP antes e quinze meses após a aplicação do PNSP. Participaram no estudo três hospitais brasileiros com diferentes logísticas de gestão (público federal, público estadual e privado). A CSP é medida por meio do instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPS), adaptado e validado para o contexto brasileiro. As mudanças na estrutura e atividades para aumentar a SP são mapeadas em relação aos objetivos do PNSP. As alterações na CSP são avaliadas por hospital e discutidas à luz de uma teoria de mudança baseada na literatura.

Resultados:

Mudanças estruturais ocorreram em todos os hospitais, mas em ritmo e extensão diferentes. Uma Unidade de SP, adoção de alguns protocolos de SP e treino em SP ocorreram nos três hospitais. A CSP melhorou significativamente em todas as instalações. Os hospitais públicos tiveram a pior CSP inicial, mas mostraram maiores melhorias. O hospital estadual, apresentou poucas mudanças estruturais, logo teve as classificações mais baixas da CSP.

Conclusões:

Este estudo demonstra que iniciativas regulatórias externas podem desencadear, mesmo que de uma forma desigual, ações promotoras da SP e mudanças estruturais internas relevantes, que por sua vez parecem aumentar a conscientização e melhoria na CSP.

Palabras clave : Regulação governamental; Política de saúde; Segurança do paciente; Qualidade da assistência à saúde; Cultura organizacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )