SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Para além das escalas geográficas de análise habituais: implicações na gestão da saúde e no planeamento urbano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Public Health

versión impresa ISSN 2504-3137versión On-line ISSN 2504-3145

Resumen

COSTA, Inês Silva; NISA, Madalena Meira  y  FERREIRA, Lígia M.. Padrões de pesquisa online sobre vacinação: um estudo nacional. Port J Public Health [online]. 2022, vol.40, n.3, pp.134-139.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000527150.

Introdução:

O Google Trends é uma plataforma que mede a Pesquisa Média Relativa dos temas procurados em motores de busca online. Em medicina foram já associados a mudanças efetivas na perceção e procura de cuidados de saúde. Pretendeu-se objetivar o padrão da pesquisa online das vacinas extra-programa nacional de vacinação e das vacinas para grupos de risco.

Materiais e Métodos:

Realizámos uma análise da variação da pesquisa para as vacinas extra-programa e para grupos de risco, em todos os distritos portugueses, entre 2006 e 2021. A pesquisa média relativa foi representada entre 0 e 100 (interesse máximo no tópico).

Resultados:

A vacina antirotavírus foi consistentemente mais procurada, seguida pela BCG e gripe, esta última com picos em novembro de 2009 e outubro de 2020. Registámos um aumento significativo na pesquisa de todas as vacinas nos últimos 5 anos (p < 0,01). O mesmo aconteceu durante a pandemia COVID-19, mais abrupto para a vacina da gripe, mas sobretudo para o BCG (3,0[69,9] versus 9,0[528,0]). Lisboa, Porto e Braga são os distritos com menor heterogeneidade na pesquisa entre as várias vacinas, ao contrário de Portalegre, com 84% a corresponder à pesquisa sobre BCG. Discussão e

Conclusão:

O aumento do interesse sobre vacinação poderá traduzir o investimento dos profissionais de saúde nas medidas de prevenção primária. No entanto, não é negligenciável o impacto que a pandemia possa ter tido na mediatização global da vacinação. Os profissionais de saúde devem combater a desinformação, como poderá ter acontecido com a pesquisa sobre BCG, eventualmente pela associação protetora proposta, à infeção a SARS-CoV-2.

Palabras clave : Vacinas; Prevenção primária; Motores de busca; Literacia em saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )