SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Ansiedade e fatores associados durante o confinamento pandémico por COVID-19 numa população adulta de marroquinos com doença celíacaExposição Ao Amianto E Mesotelioma Maligno Da Pleura: Uma Revisão Sistemática Da Literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

BARROS, Ana; SANTOS, Helena  e  SANTOS-SILVA, Filipe. Uma revisão sistemática dos instrumentos de medida da literacia em saúde em Portugal. Port J Public Health [online]. 2022, vol.40, n.3, pp.172-187.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000525890.

Introdução:

A avaliação da literacia em saúde é conside­rada uma prioridade na investigação no domínio da li­teracia em saúde. A complexidade e multidimensionalidade das definições e dos seus instrumentos de medida disponíveis tornaram-se um desafio para o estabelecimento de comparações entre diferentes estudos. Assim, este trabalho tem como objetivo efetuar uma revisão sistemática de literatura dos instrumentos de medição existentes para diferentes grupos da população portuguesa.

Métodos:

Foi realizada uma pesquisa exaustiva nas bases de dados digitais para sistematizar e compreender o conhecimento disponível sobre a avaliação da literacia em saúde em Portugal e para identificar ferramentas de avaliação e estudos desenvolvidos. O processo de seleção foi realizado tendo como base as diretrizes PRISMA.

Resultados:

Foram analisadas 17 publicações, tendo em conta diferentes aspetos, que resultaram na identificação de 11 instrumentos, adaptados ou desenvolvidos para medir a literacia em saúde em diferentes grupos da população portuguesa, nomeadamente, em adultos, adolescentes e jovens adultos. Foram identificados 7 instrumentos que medem a literacia em saúde em geral (incluindo e-saúde), 2 sobre a literacia em saúde mental e outros 2 a literacia em saúde oral.

Discussão/Conclusão:

Este estudo apresenta o primeiro quadro geral da avaliação da literacia em saúde em Portugal e os resultados evidenciam que é necessário aprofundar o conhecimento sobre literacia em saúde na população portuguesa, sendo para isso essencial alargar o âmbito e o alvo da avaliação para uma abordagem mais compreensiva que permitirá transformar a nossa realidade no que diz respeito à saúde e à doença.

Palavras-chave : Literacia em saúde; Avaliação; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )