SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Folhetos Informativos de medicamentos usados em doenças cardiometabólicas: adequação à sua utilização pelos idosos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

LEBNI, Javad Yoosefi et al. A Relação Entre o Capital Social e a Saúde Geral Entre Estudantes da Universidade de Ciências Médicas do Irão: Um Estudo Transversal. Port J Public Health [online]. 2023, vol.41, n.1, pp.4-11.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000528396.

A saúde é o eixo mais básico do desenvolvimento económico e social da sociedade, que é influenciado pelo capital social. O presente estudo foi realizado com o objetivo de investigar a relação entre capital social e saúde pública entre estudantes da Universidade de Ciências Médicas do Irão. A investigação atual foi um estudo descritivo-analítico transversal. A população estatística foram os estudantes da Universidade de Ciências Médicas do Irão; ou seja 367 pessoas foram selecionadas aleatoriamente pelo método de Cochran. Os instrumentos de coleta de dados foram ficha de informações demográficas e dois questionários de capital social de Delaviz (2006) e saúde geral de Goldberg e Hiller (1979), cuja confiabilidade foi obtida por meio do teste alfa de Cronbach de 0,73 e 0,78, respetivamente. Os dados foram digitados no software SPSS-22 e analisados com estatística descritiva e testes estatísticos e de regressão. As seguintes variáveis: sexo, local de residência e escolaridade apresentaram relação significativa com a saúde geral (p < 0,05). Utilizando a regressão entre capital social e saúde pública, foi obtida uma relação estatisticamente significativa, e as duas dimensões de participação de grupo e relações em rede tiveram o maior impacto na saúde pública e revelaram 39% das suas alterações. Não foi observada qualquer relação significativa entre idade, local de estudo e estado civil com a saúde geral dos estudantes (p > 0,05). É possível aumentar a saúde geral dos estudantes através do aumento do capital social e da ênfase no aumento da participação dos estudantes no trabalho de grupo e no aumento das suas relações inter-redes.

Palavras-chave : Saúde geral; Capital social; Estudantes; Irão.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )