SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1A Relação Entre o Capital Social e a Saúde Geral Entre Estudantes da Universidade de Ciências Médicas do Irão: Um Estudo TransversalExperiências educativas e atitudes pessoais de estudantes de odontologia em relação a pacientes com necessidades especiais em Trinidad e Tobago índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Public Health

versión impresa ISSN 2504-3137versión On-line ISSN 2504-3145

Resumen

ESPIRITO-SANTO, Margarida; NASCIMENTO, Tânia; PINTO, Ezequiel  y  ESTEVAO, M. Dulce. Folhetos Informativos de medicamentos usados em doenças cardiometabólicas: adequação à sua utilização pelos idosos. Port J Public Health [online]. 2023, vol.41, n.1, pp.12-18.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000528664.

Na União Europeia, todos os medicamentos devem incluir rotulagem adequada e o respetivo Folheto Informativo (FI), que é a fonte mais acessível de informação sobre o medicamento para os pacientes. Este documento inclui um conjunto de informações percetíveis pelos seus potenciais utilizadores e complementares às informações prestadas pelos profissionais de saúde. O envelhecimento da população portuguesa suscita a necessidade de adequação da informação dos medicamentos aos consumidores idosos, tendo em consideração as suas necessidades específicas decorrentes das alterações fisiológicas com impacto na ação dos fármacos. Este projeto teve como objetivo analisar o conteúdo de FIs de medicamentos, especificamente dirigido a pacientes idosos. Foi selecionada uma amostra de medicamentos considerando as 100 substâncias ativas mais consumidas em Portugal por doentes com patologias crónicas como diabetes mellitus, hipertensão e dislipidemia. Esta análise incluiu a legibilidade (legibility e readability) e conteúdo (direta e indiretamente relacionado com o uso dos medicamentos pelos idosos). Foram analisados 69 FIs, e verificou-se que as informações fornecidas sobre os medicamentos estavam incluídas na maioria desses FIs (95,7%; n = 66), mas sem nenhuma informação específica para pacientes pertencentes a diferentes faixas etárias. As advertências específicas para idosos só estavam disponíveis em menos da metade dos FIs (46,4%; n = 32) analisados. As informações relevantes para o uso adequado do medicamento, como, por exemplo, a dose recomendada, só estava especificada para pacientes idosos em 28% (n = 19) dos FIs analisados. A informação disponível nestes documentos, e que pode ser considerada como sendo direcionada especificamente aos idosos, é relativamente escassa, mesmo em áreas tão críticas como as instruções de utilização. Espera-se que estes resultados possam contribuir para aumentar a consciencialização sobre a necessidade de adaptar especificamente o conteúdo dos FIs aos seus consumidores e de os testar para garantir que serão adequados para todos os potenciais utilizadores.

Palabras clave : Informação sobre saúde; literacia em saúde; medicamentos; idosos; folhetos informativos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )