SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Folhetos Informativos de medicamentos usados em doenças cardiometabólicas: adequação à sua utilização pelos idososCrianças e Adolescentes durante a Pandemia da COVID-19: Análise de Alguns Aspetos de Proteção Em 10 Países da América Latina e Das Caraíbas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

HECTOR, Trevin; BALKARAN, Ramaa  e  MARCHAN, Shivaughn M.. Experiências educativas e atitudes pessoais de estudantes de odontologia em relação a pacientes com necessidades especiais em Trinidad e Tobago. Port J Public Health [online]. 2023, vol.41, n.1, pp.19-25.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000528858.

O presente estudo verificou as experiências educacionais percebidas, bem como atitudes de estudantes de odontologia em relação a pacientes com necessidades especiais numa Faculdade de Odontologia de língua inglesa no Caribe. Uma versão modificada de um instrumento de pesquisa previamente validado - Dental Students Attitudes' Towards the Handicapped Scale - foi usada numa amostra de conveniência de todos os estudantes clínicos da Faculdade de Odontologia. O instrumento foi composto por três partes. A primeira parte coletou informações demográficas detalhando idade, sexo e ano (nível) de estudo. A segunda parte recolheu experiências educacionais percebidas e a terceira parte recolheu informações sobre as atitudes dos alunos. Os dados foram apresentados de forma descritiva, e as razões de verossimilhança foram usadas em dados de tabela cruzada para examinar as atitudes entre diferentes grupos de anos em um nível alfa de 0,05. As atitudes dos alunos foram geralmente boas em relação aos pacientes com necessidades especiais. De maneira geral, apenas 41% dos alunos se sentiram confiantes para tratar pacientes com necessidades especiais imediatamente após a sua graduação. O currículo que já inclui ensino didático robusto em odontologia com necessidades especiais deve ser complementado com maior exposição clínica a pacientes com necessidades especiais durante a graduação em odontologia. Isso pode levar a melhorias na atitude dos estudantes de odontologia e na sua confiança no tratamento dos pacientes com necessidades especiais. É necessária a exposição clínica precoce dos alunos a pacientes com necessidades especiais no currículo clínico. Os alunos também devem ser incentivados a gerenciar de forma abrangente os pacientes com necessidades especiais, sempre que possível dentro da estrutura do modelo de treinamento baseado em competências.

Palavras-chave : Atitude; Estudantes de odontologia; Pacientes com necessidades especiais; Odontologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )