SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2The impacts of heat waves on hospital admissions and mortality in the fethiye province of Turkey author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Portuguese Journal of Public Health

Print version ISSN 2504-3137On-line version ISSN 2504-3145

Abstract

COSTA, Vânia et al. Avaliação de competências culinárias e alimentares: validação da versão portuguesa de uma ferramenta e caracterização de competências culinárias e alimentares em adultos jovens. Port J Public Health [online]. 2023, vol.41, n.2, pp.83-93.  Epub Sep 30, 2023. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000530672.

Introdução:

O conceito de competências culinárias e alimentares (FCSk) está associado à existência de um conjunto complexo de competências, inter-relacionadas e centradas na pessoa quando capaz de fornecer e preparar para todos os membros do agregado familiar refeições seguras, nutritivas e culturalmente aceitáveis. Estudos recentes associaram as FCSk mais elevadas a hábitos alimentares mais saudáveis e melhor saúde. Este estudo visou validar uma versão portuguesa de uma ferramenta para avaliar e descrever as FCSk em adultos jovens.

Métodos:

Foi feito um estudo transversal que utilizou um questionário anónimo online, que foi divulgado a estudantes de três institutos de Ensino Superior portugueses. A validação do questionário incluiu Cronbach alfa e o Confirmatory Factor Analysis (CFA). O teste Mann-Whitney foi utilizado para avaliar as diferenças da amostra e a correlação de Pearson para associação entre variáveis.

Resultados:

A fiabilidade da consistência interna foi de 0,89 para CSk e 0,87 para FSk. Foi encontrada uma correlação positiva moderada entre a cozedura e a confiança nos conhecimentos alimentares (r = 0.658, p < 0.01). CFA apresentou um bom modelo de ajuste para a maioria dos índices de ajuste, indicando a adequação do questionário. A pontuação de competências culinárias foi de 74.1 ± 21.2 (moderada) e as competências alimentares de 94.2 ± 20.8 (elevada). Cozinhar legumes, cozer alimentos a vapor e planear refeições com antecedência obteve o valor mais baixo, enquanto ferver ou fervilhar alimentos, picar e descascar vegetais, e ler a melhor data antes da data obteve o valor mais alto. Não foi encontrada diferença entre sexo (pCSk = 0.576; pFSk = 0.158), idade (pCSk = 0.566; pFSk = 0.130), classes do Índice de Massa Corporal (pCSk = 0.903; pFSk = 0.320) ou curso (pCSk = 0.169; pFSk = 0.126). O maior interesse em gastronomia e frequência de preparação de refeições está associado a uma FCSk mais elevada (p < 0.05).

Conclusão:

Esta investigação validou uma versão portuguesa de uma ferramenta para avaliar a FCSk entre os jovens adultos. A fiabilidade da consistência interna era adequada. A Confirmatory Factor Analysis devolveu boas propriedades psicométricas para o questionário. Os autores identificaram competências inferiores das FCSk em legumes e legumes de cozinha, que são alimentos saudáveis e sustentáveis. Isto pode comprometer a adoção de comportamentos alimentares saudáveis, pelo que a promoção das FCSk em adultos jovens pode constituir uma estratégia para a nutrição e saúde pública na redução de doenças relacionadas com a dieta. Esta ferramenta pode ser utilizada para identificar oportunidades de intervenção na nutrição da saúde pública.

Keywords : Competências alimentares; Competências culinárias; Validação de questionário; Jovens adultos; Hábitos alimentares.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )