SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Os impactos das ondas de calor nas admissões hospitalares e mortalidade na província de Fethiye, na TurquiaIntegração de serviços refrativos prestados por optometristas no serviço nacional de saúde português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

BARROSA, Gerleison Ribeiro; SANTOS, Sueyla Ferreira da Silva dos; ANDAKI, Alynne Christian Ribeiro  e  SOUSA, Thiago Ferreira de. Associação entre atividade física e tempo sentado em relação ao excesso de peso corporal em estudantes universitários brasileiros. Port J Public Health [online]. 2023, vol.41, n.2, pp.102-110.  Epub 30-Ago-2023. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000530858.

A elevada exposição ao comportamento sedentário e menores níveis de atividades físicas podem acarretar o excesso de peso corporal (EPC). Os objetivos deste estudo foram estimar a prevalência de EPC e a associação direta e sob a condição das características moderadoras sociodemográficas, de vínculo com a universidade e comportamentais, entre a atividade física e o tempo sentado em relação ao EPC em universitários brasileiros. Realizou-se um estudo transversal com 1.110 universitários de uma instituição pública federal de Minas Gerais, Brasil. O desfecho foi o EPC (índice de massa corporal: ≥25,0 kg/m2) e as variáveis independentes foram a atividade física (insuficientemente ativos e ativos) e o tempo sentado (<6 horas/dia; ≥6 horas/dia). As análises de associação foram estimadas via Odds Ratio (OR) por meio da Regressão Logística Binária. O nível de significância foi de 5%. A prevalência de EPC foi de 27,8%. Não foi observada associação direta entre a atividade física e tempo sentado sob o EPC. No entanto, os universitários insuficientemente ativos apresentaram maiores chances de EPC (OR = 1,91; IC95%: 1,06 - 3,47), quando não consumiam bebida alcoólica e os universitários com tempo sentado ≥6 horas/dia apresentaram menores chances de EPC (OR = 0,62; IC95%: 0,40 - 0,95), quando apresentaram maior tempo de universidade (3 anos ou mais). Conclui-se que a prevalência de EPC em universitários foi elevada e não houve associação direta entre a atividade física e o tempo sentado em relação ao EPC, porém, o consumo de álcool e o tempo de universidade moderaram a associação com maiores e menores chances da ocorrência de EPC em universitários, respectivamente.

Palavras-chave : Sobrepeso; Obesidade; Índice de massa corporal,·Modificador do Efeito Epidemiológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )