SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Breakfast Skipping and Determinant Factors among Moroccan School Adolescents (12-19 Years): The Case of Beni Mellal CityAtypical Presentation of COVID-19 in Older Adults: A Scoping Review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Public Health

versión impresa ISSN 2504-3137versión On-line ISSN 2504-3145

Resumen

KRAUS, Teresa et al. Validation of the Demand Control Support Questionnaire for European Portuguese. Port J Public Health [online]. 2023, vol.41, n.3, pp.188-197.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000534474.

Introdução:

O Demand Controle Support Model é indicado para estudar o stress relacionado com o trabalho. A combinação de um alto nível de exigência laboral com um baixo nível de controle e suporte, geram “tensão laboral”, com implicações para a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Os objetivos deste estudo foram adaptar, avaliar a estrutura fatorial e determinar a fidelidade da versão breve da escala Demand Control Support Questionnaire (DCSQ-PT) para português europeu.

Método:

A escala foi inicialmente traduzida para o português europeu seguindo as guidelines internacionais, sendo posteriormente aplicada a 510 trabalhadores de vários setores de atividade profissional. Os dados foram colhidos através da aplicação online de um questionário, constituído por dados sociodemográficos, profissionais e da escala Demand Control Support Questionnaire (DCSQ-PT). Para a determinação das características psicométricas foram utilizados testes de consistência interna e de analise fatorial.

Resultados:

A idade média da amostra foi de 41.8 ± 10.3 anos sendo 50.1% do sexo feminino. Os resultados revelaram boa fiabilidade (Alfa de Cronbach = 0.807) e validade. A análise fatorial confirmatória da escala DCSQ-PT demonstrou uma solução de quatro fatores, semelhante à escala original sendo que os 16 itens da DCSQ-PT© agregam-se nos seguintes fatores: Apoio Social no trabalho; Exigências Psicológicas; Desenvolvimento de Habilidades; Autoridade para a tomada de Decisão.

Conclusões:

Os resultados permitem afirmar que a escala DCSQ-PT é um instrumento adequado para o estudo do stress de trabalhadores portugueses

Palabras clave : Stress; Validação; Consistência interna; Confiabilidade; Demand-Control.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )