SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Ajuda Material e Espiritual da Igreja Catolica da Polonia à Ucrânia Face à Agressão Russa que Começou em 2014A Cortina de Ferro Aérea do Século XXI: as Ucrânias do Ar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Political Observer

versión impresa ISSN 2795-4757versión On-line ISSN 2795-4765

Resumen

GOMES, João. Uma análise comparative preliminary das operações milita- res russas em Grozny e em Kyiv. Political Observer [online]. 2023, vol.20, pp.39-50.  Epub 16-Feb-2024. ISSN 2795-4757.  https://doi.org/10.59071/2795-4765.rpcp2023.20/pp-39-50.

Centenas de anos de uma história conturbada transformaram a Ucrânia num país profunda- mente dividido. Juntamente com quase todas as nações eslavas, a Ucrânia tem tentado ajustar-se e aproximar-se de um sistema político-económico mais estável e seguro após a dissolução da URSS. Contudo, ao fazê-lo, despertou uma revisitação ao antigo sistema bipolar que muitos jul- gavam moribundo após o fim da Guerra Fria. Mas até que medida ele é antigo? A batalha entre o Ocidente e o Leste voltou a ver a luz. A Ucrânia é vista pela Federação Russa como um dos úl- timos bastiões para travar o avanço do Ocidente. A Rússia tem vindo a demonstrar sinais de um imperialismo revivalista e um antagonismo profundo com relação às incursões ocidentais nas suas antigas repúblicas socialistas soviéticas. A Ucrânia encontra-se no limbo, balanceando os seus desejos com os do seu vizinho. Afirma-se pelo azul e amarelo da sua bandeira, pelo menos para já ou até quando conseguir.

Palabras clave : Federação Russa; Influência; Território; Ucrânia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )