SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue1Undergraduate dermatology education in Portugal: Current status and future directionsAntimicrobial resistance in sexually transmitted infections beyond gonococcal infection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

Print version ISSN 2795-501XOn-line version ISSN 2795-5001

Abstract

GARRIDO, Pedro M. et al. Reconstrução do dorso do nariz em cirurgia oncológica cutânea. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.1, pp.15-24.  Epub May 16, 2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjd.m22000004.

O nariz é uma das localizações anatómicas mais frequentes do cancro de pele. O objetivo da cirurgia é não apenas a exérese completa do tumor, mas também preservar a função e estética do nariz. A reconstrução de defeitos que envolvem o dorso do nariz são frequentemente desafiantes. Um vasto leque de opções reconstrutivas foi desenvolvido para esta subunidade nasal, com bons resultados. A escolha da técnica reconstrutiva é influenciada pelo tipo de tumor, pelo defeito, pelas características da pele do doente e pela preferência do cirurgião. Os defeitos do dorso do nariz invariavelmente afetam também outras subunidades adjacentes, como a ponta do nariz, as paredes laterais, os cantos internos dos olhos e a glabela. Estes defeitos complexos requerem técnicas reconstrutivas desafiantes e têm um maior risco de complicações locais. Neste artigo são revistas as principais opções reconstrutivas do dorso do nariz.

Keywords : Nariz/cirurgia; Neoplasias da pele/cirurgia; Retalhos cirúrgicos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )