SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número1O papel das fluoroquinolonas no mecanismo de fotocarcinogéneseNecrobiose lipoidica perfurante sobre antiga cicatriz cirúrgica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

PRADO-FRANCO-DE-GODOY, Laura et al. Probióticos orais em doenças inflamatórias da pele. Revisão de literatura. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.1, pp.42-46.  Epub 16-Maio-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjd.m22000007.

A microbiota intestinal tem importância na saúde e na patogénese de algumas doenças, pois além da digestão, interfere no sistema imunológico e até mesmo na saúde da pele. Evidências mostram que alterações intestinais podem gerar manifestações dermatológicas, como rosácea, acne e dermatite atópica. O uso de probióticos vem sendo estudado pois é possível criar estratégias para modular o sistema imunológico, os quais diminuem a manifestação dessas doenças. Nesse estudo, foi realizado uma revisão bibliográfica das evidências clínicas sobre o uso dos probióticos orais no tratamento da rosácea, acne e dermatite atópica através de uma pesquisa nos bancos de dados eletrônicos, como PubMed, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e Google Scholar, nos últimos 5 anos. Foram encontrados um número limitado de estudos, mas todos evidenciaram o benefício e melhora das lesões da rosácea, acne e dermatite atópica, assim como a diminuição de citocinas pró-inflamatorias. Os resultados encontrados sugerem que o uso de Lactobacillus acidophilus, Bifidobacterium lactis e Bifidobacterium bifidum são promissores nas três patologias. Concomitante, os estudos mostraram que os probióticos usados em conjunto aos antibióticos orais obtiveram melhores respostas do que usados isoladamente. Apesar da resposta positiva, são imprescindíveis mais esforços para a compreensão total dos mecanismos exatos e efeitos terapêuticos dos probióticos orais no manejo de doenças dermatológicas inflamatórias.

Palavras-chave : Acne Vulgar; Dermatite atópica; Microbiota; Probióticos; Rosácea.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )