SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número1Necrobiose lipoidica perfurante sobre antiga cicatriz cirúrgicaTratamento de prurigo nodularis recalcitrante com dupilumab: Um caso clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

FREITAS, Egídio et al. Hanseníase, uma doença a não esquecer. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.1, pp.51-55.  Epub 16-Maio-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjd.m22000009.

A hanseníase é uma doença granulomatosa crónica, causada pelo Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele, as mucosas e o sistema nervoso periférico. Apesar da acentuada redução global da prevalência da doença, os últimos dados disponíveis, referentes a 2019, reportam 6 casos de hanseníase em Portugal. Neste artigo, descrevemos um caso de hanseníase tuberculóide (BT) limítrofe que foi inicialmente diagnosticada como dermatofitose e psoríase. Com o aumento das viagens internacionais, a doença pode surgir em qualquer país. Este caso destaca o valor da suspeita clínica em países nos quais a doença é menos incidente, particularmente em indivíduos provenientes de regiões endémicas.

Palavras-chave : Lepra/diagnóstico; Lepra; Tuberculoide; Mycobacterium leprae.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )