SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número1Tratamento de prurigo nodularis recalcitrante com dupilumab: Um caso clínicoChoque séptico por Pasteurella multocida em imunocomprometido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

ALMEIDA, David et al. Iododerma após uso de lugol no pré-operatório de tireoidectomia. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.1, pp.60-64.  Epub 16-Mayo-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjd.m22000011.

Um homem de 35 anos, com hipertireoidismo, relatou a ocorrência repentina de lesões orais ulceradas e dolorosas, lesões ulcerativas-necróticas dolorosas na face, tronco, membros superiores e inferiores e lesões circinadas purpúricas no couro cabeludo, seis dias após início do tratamento com iodo oral. A história clínica, as lesões cutâneo-mucosas e os achados histopatológicos apoiam o diagnóstico de iododerma secundária ao tratamento oral com iodo.

O iododerma é uma doença rara causada pela exposição ao iodo, desenvolvida após o uso oral ou intravenoso ou, raramente, após o uso tópico de iodo e muitas vezes está associada a manifestações sistêmicas relacionadas à vasculite, que podem ser fatais, como no presente caso.

Palabras clave : Erupção por fármaco/diagnóstico; Erupção por fármaco/etiologia; Iodo/efeitos adversos; Meios de contraste/efeitos adversos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )