SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número2Dermatofitoses: estudo clínico e terapêutico em centro de referência na Amazônia oriental índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

DULTRA, Mariana; GALLOTTI, Stefanie  e  PEGAS, José Roberto. Análise epidemiológica do cancro de pele no Brasil. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.2, pp.79-85.  Epub 02-Ago-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjd.m22000017.

Introdução:

O cancro cutâneo pode ser classificado em melanoma e não melanoma. O cancro cutâneo não-melanoma é o cancro mais comum em humanos. Já o melanoma, tem baixa incidência, mas alta letalidade. Tendo em vista a grande miscigenação europeia e a grande exposição solar no Brasil, é de grande valia estudar a epidemiologia dos cânceres de pele, a fim de determinar a magnitude desta doença na sociedade.

Objetivos e métodos:

Este estudo determina os indicadores de câncer de pele no Brasil, por local de residência, nas unidades federativas e regiões do Brasil, entre 2015 e 2021.

Resultados:

Os valores avaliados permitem concluir que o cancro cutâneo ainda é uma doença que causa morbidade no Brasil, apesar das medidas de prevenção primária e secundária estabelecidas.

Palavras-chave : Cancro cutâneo; Carcinoma basocelular; Carcinoma espinocelular; Melanoma; Epidemiologia; Mortalidade; Incidência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )