SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número2Dermatofitoses: estudo clínico e terapêutico em centro de referência na Amazônia orientalFotossensibilidade induzida por fármacos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

FLOR, Duarte  y  VIEIRA, Ricardo. Atualização do tratamento cirúrgico da onicocriptose. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.2, pp.94-103.  Epub 02-Ago-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.m22000026.

A onicocriptose é uma doença inflamatória da prega ungueal lateral que resulta do encravamento do bordo lateral da placa ungueal no sulco lateral, associando-se a infeções secundárias que culminam na formação de tecido de granulação e hipertrofia da prega ungueal lateral. As opções terapêuticas englobam estratégias conservadoras e cirúrgicas, não existindo consenso quanto à estratégia a adotar em cada estadio de gravidade. A pesquisa bibliográfica para a elaboração deste trabalho foi obtida através das plataformas PubMed e ClinicalKey. Foram selecionados artigos de revisão, artigos científicos e descrições de casos clínicos. Após análise dos artigos selecionados, realizou-se a presente revisão da literatura. A terapêutica da onicocriptose é complexa e dependente do estadio. O tratamento conservador é seguro, cómodo e barato, contudo apenas apresenta eficácia comprovada no estadio I. A matricectomia com fenol ou outros agentes após avulsão ungueal parcial revela-se segura, barata e eficaz, sendo a primeira linha no tratamento de onicocriptose de estadio II ou III. Técnicas de resseção de tecidos moles periungueais nos casos com hipertrofia acentuada das pregas ungueais são eficazes, embora sejam mais invasivas e levem a uma maior e mais dolorosa recuperação. Nestes casos em que está indicada a resseção de tecidos moles, as técnicas de Howard-Dubois, de Vandenbos e do Super U são as que se apresentam mais eficazes e são escolhidas consoante a localização e severidade da hipertrofia das pregas ungueais. No tratamento da onicocriptose, a abordagem conservadora está indicada para o estadio I, enquanto o tratamento cirúrgico está indicado para os estadios II e III. A primeira linha nos estadios II e III deve ser a matricectomia com solução de fenol 88%. Novos estudos com níveis de evidência superiores são necessários para que se possa implementar um algoritmo para o tratamento da onicocriptose.

Palabras clave : Onicocriptose; Unha Encravada; Cirurgia da Unha; Matricectomia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )