SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número2Atualização do tratamento cirúrgico da onicocriptoseFasceíte necrotizante tipo II índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

PEREIRA, Ana Sofia; XARA, Joana  e  GONCALO, Margarida. Fotossensibilidade induzida por fármacos. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.2, pp.104-117.  Epub 02-Ago-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.m22000027.

A fotossensibilidade iatrogénica é uma reação adversa relativamente frequente, embora nem sempre reconhecida devido ao seu polimorfismo clínico e às dificuldades em realizar testes para provar a causalidade dos fármacos.

Pretende-se rever os mecanismos da fotossensibilidade relacionados com a exposição a fármacos tópicos e sistémicos (fototoxicidade, fotoalergia, auto-imunidade e ativação da fotocarcinogénese), as principais manifestações clínicas agudas e tardias (queimadura solar aguda ou eczema, pseudoporfiria, fotoonicólise, discromia, telangiectasia, lúpus eritematoso subagudo, lesões pré-cancerosas e neoplasias cutâneas), os principais fármacos responsáveis [anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), antimicrobianos, como fluoroquinolonas e tetraciclinas, psicotrópicos, anticancerígenos e drogas cardiovasculares] e os procedimentos de diagnóstico mais adequados (testes fotoepicutâneos e testes de fotoprovocação oral).

Palavras-chave : Reação adversa medicamentosa; Fotossensibilidade; Fotoalergia; Fototoxicidade; Fotocarcinogénse.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )