SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número2Feohifomicose cutânea causada por exophiala dermatitidis em paciente imunossupresso: um relato de caso e breve revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

PESTANA, Mafalda et al. Eletroquimioterapia em carcinoma espinocelular na epidermólise bolhosa distrófica recessiva. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.2, pp.165-168.  Epub 02-Ago-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjd.m22000023.

A epidermólise bolhosa (EB) representa um grupo de doenças congénitas causadas por mutações em genes que codificam proteínas estruturais da pele. O carcinoma espinocelular (CEC) é uma das suas complicações mais temidas, sendo a principal causa de morte nalguns subtipos de EB. Apresenta-se o caso de uma doente de 38 anos com EB distrófica recessiva, que foi submetida a eletroquimioterapia (EQT) para o tratamento de um CEC no pé direito. Foram realizadas duas sessões de tratamento, com administração endovenosa de bleomicina seguida da aplicação de pulsos elétricos. Verificou-se uma resposta parcial às 8 semanas de follow-up e resposta completa às 24 semanas.

A EQT é um tratamento local para tumores cutâneos e subcutâneos, primeiramente como modalidade paliativa em metástases. Estudos demonstram a sua eficácia no tratamento de tumores cutâneos primários irressecáveis, pelas suas dimensões ou localização, tendo sido proposta como modalidade terapêutica nos CECs na EB, com boa resposta global.

Palavras-chave : Epidermólise bolhosa distrófica recessiva; Carcinoma espinocelular; Eletroquimioterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )