SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número3Teledermatologia e a pandemia covid-19: experiência de um centro portuguêsO tratamento com isotretinoína e o risco de depressão em doentes com acne vulgar: qual a evidência? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

LARA, Jessika C. et al. Diagnóstico laboratorial e prevalência de onicomicose causada por espécies de Fusarium e Scytalidiu. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.3, pp.180-187.  Epub 24-Out-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.m22000041.

Introdução:

Os fungos Scytalidium e Fusarium são sapróbios oportunistas que tem como habitat regiões subtropicais, sendo responsáveis por grande parte das onicomicoses causadas por Fungos Filamentosos não Dermatófitos nestas regiões. O objetivo deste trabalho foi determinar a prevalência das onicomicoses causadas por esses fungos, a região mais afetada, grupo populacional mais acometido e quais características morfológicas devem ser consideradas utilizando o método cultural.

Métodos:

Foi realizada uma análise retrospectiva de dados dos últimos cinco anos, utilizando laudos de exames micológicos de um laboratório de análises clínicas localizado na região de Porto Alegre.

Resultados:

Foi identificado uma prevalência de 3% para o Scytalidium spp. e 7% para o Fusarium spp., onde 57% das infecções acometeram mulheres com idade entre 30-69 anos e em 78% as unhas dos pés foram afetadas. Os laudos positivos para Scytalidium spp. apresentaram artroconídios em cadeia, já para o Fusarium spp. foram observados macroconídios fusiformes, alongados ou em canoa e microconídios ovoides e alongados.

Conclusão:

Esta análise revelou que o Fusarium spp. tem maior prevalência que o Scytalidium spp., sendo a região dos pés a mais acometida, e as mulheres em idade adulta as mais afetadas por estes fungos. Para o diagnóstico, os principais achados dos fungos Scytalidium spp. e Fusarium spp., são os artroconídios cilíndricos em cadeia e os macroconídios em formato de canoa, fusiforme ou meia-lua, respectivamente.

Palavras-chave : Onicomicose; Scytalidium; Fusarium.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )