SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número3Esquistossomose ectópica cutânea associada a síndrome de Löffler. Um raro relato de casoNevo ou melanoma sobre tatuagem: dificuldades diagnósticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

MARTINS, Inês Fidalgo; CORDEIRO, Ana Isabel  y  LOPES, Maria João Paiva. Sirolimus no tratamento de um linfangioma quístico num doente pediátrico. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.3, pp.227-230.  Epub 24-Oct-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.m22000035.

Os Linfangiomas Quísticos são tumores benignos raros, que ocorrem tipicamente na infância e se localizam mais frequentemente nas regiões craniofacial, cervical ou axilar. Dada a sua natureza infiltrativa em todas as camadas de tecido, o tratamento dos linfangiomas torna-se desafiante. O Sirolimus é um agente imunossupressor e antitumoral que inibe a proliferação vascular anormal ao bloquear a via de sinalização mTOR/PI3K. Geralmente é bem tolerado, tendo como efeitos adversos mais significativos náusea, citopenias e desequilíbrios metabólicos. Descrevemos o caso de uma criança em que foi usado sirolimus no tratamento de um linfangioma macroquístico, demonstranto a sua eficácia e segurança.

Palabras clave : Linfangioma; Sirolimus; Pediatria.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )