SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 número3Um olhar sobre fatores de risco de lentigo maligno e nevos displásicos: ênfase na possível relação com sartans, tiazidas e nitrosaminas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

MATOS, Pedro Rolo; NOGUEIRA, Ana; AMOEDO, Patrícia  e  AZEVEDO, Filomena. Repovoamento completo num adulto jovem com dermatite atópica grave e alopecia areata após dupilumab: provavelmente mais do que coincidência. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.3, pp.241-245.  Epub 24-Out-2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.m22000045.

Relatamos o caso de um doente do sexo masculino de 29 anos com dermatite atópica (DA) grave desde a infância com um quadro com 6 meses de evolução de perda de cabelo em padrão irregular nas regiões temporal e occipital clinicamente compatível com alopecia areata (AA), o que foi corroborado com biópsia do couro cabeludo. O doente iniciou terapêutica com o anticorpo monoclonal dupilumab, com melhoria substancial da dermatite atópica e com rápido repovoamento do couro cabeludo. O dupilumab bloqueia a subunidade α do receptor da interleucina 4, interrompendo a cascata de sinalização da IL-4 e IL-13 e reduz assim a resposta imune Th2. Existe alguma controvérsia em relação ao dupilumab e à AA, com alguns estudos a descrever melhoria após o início do fármaco, enquanto outros relatam doentes com alopecia induzida por dupilumab. O doente demonstrou melhoria dramática quer da DA, quer da AA precocemente e tolerou o fármaco sem efeitos colaterais significativos. A qualidade de vida melhorou significativamente. A seleção de doentes poderá desempenhar um papel crucial no futuro, com os preditores de uma boa resposta a serem identificados para selecionar os potenciais doentes com dermatite atópica grave e alopecia areata com a melhor resposta ao tratamento.

Palavras-chave : Alopecia Areata; Dupilumab; Dermatite Atópica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )