SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número1Perfil epidemiológico entre 2020-2021 de pacientes com líquen plano tratados em hospital terciárioInibidores da Janus Quinase na dermatologia: uma revisão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

GONCALVES-FERREIRA, Iago et al. Dermatologia pediátrica: perfil nosológico e de consultorias em um complexo hospitalar no sul do Brasil. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.1, pp.7-17.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.22000023.

Objetivo:

O estudo teve como objetivo analisar o perfil das dermatoses e consultas de Dermatologia num hospital pediátrico do sul do Brasil.

Método:

Este estudo descritivo e quantitativo foi realizado a partir da análise das internações, encaminhamentos hospitalares e consultas de Dermatologia de pacientes pediátricos internados no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Os pesquisadores realizaram uma investigação em três fases: análise de dermatoses pediátricas hospitalares (fase 1); análise de encaminhamentos de consultas de Dermatologia (fase 2) e análise de consultas de Dermatologia (fase 3).

Resultados:

Ao longo dos 18 meses analisados, os autores identificaram 12.656 internações pediátricas, 266 encaminhamentos hospitalares e 167 consultas de Dermatologia. As dermatoses hospitalares evidenciaram prevalência de 6.8%, sendo ’Celulite’ (L03) e ’Abscesso’ (L02) as principais condições. Nas consultas de Dermatologia, ’Dermatite e eczema’ e ’Infeções cutâneas’ foram os principais grupos de distúrbios cutâneos, enquanto ’Dermatite atópica’ (L20) e ’Erupções medicamentosas’ (L27) foram as principais doenças de pele. Corticoides, hidratantes e antibióticos foram as terapias mais recomendadas pelos dermatologistas.

Conclusão:

A partir deste estudo, os autores evidenciaram a proeminência de quadros inflamatórios e infeciosos cutâneos em populações de crianças e adolescentes. Além disso, também foram encontradas vulnerabilidades e deficiências no processo de consultas de Dermatologia, indicando a necessidade de avaliações e aprimoramentos, principalmente quanto aos dados clínicos dos encaminhamentos.

Palavras-chave : Dermatologia; Doenças de pele; Epidemiologia; Hospitalização; Pediatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )