SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número1Dermatologia pediátrica: perfil nosológico e de consultorias em um complexo hospitalar no sul do BrasilEficácia da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para reduzir a taxa de incidência de HIV/AIDS entre sexo masculino para homem (HSH) na Ásia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

VIEIRA-GRANJA, Bárbara  e  MAGINA, Sofia. Inibidores da Janus Quinase na dermatologia: uma revisão. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.1, pp.18-37.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.22000037.

As proteínas Janus Quinase (JAKs) correspondem a um conjunto de proteínas tirosina quinase citoplasmáticas ativadas por citocinas, que são cruciais para o início das vias de sinalização através da fosforilação e ativação do Transdutor de Sinal e Ativador de Proteínas de Transcrição (STATs). Os inibidores das JAKs podem bloquear simultaneamente a função de múltiplas citocinas, e consequentemente, a transcrição de genes responsáveis pela inflamação e pelo controlo da imunidade inata e adaptativa. Estas moléculas desempenham um papel fundamental na patogénese subjacente de várias condições relacionadas com o sistema imunológico, como na dermatite atópica (DA), artrite reumatoide, artrite psoriática, doença inflamatória intestinal e outras. Existe evidência crescente de que os inibidores das JAKs são eficazes na dermatite atópica, alopecia areata, psoríase e vitiligo. Estudos adicionais sugerem que a inibição das JAKs possa ser amplamente útil na Dermatologia, com relatos de eficácia noutras patologias. A administração pode ser por via oral, contudo a preocupação com os efeitos adversos motivou a investigação de formulações tópicas, que parecem ser seguras, bem toleradas e podem constituir uma alternativa promissora às formulações orais.

Palavras-chave : Alopecia areata; Dermatite atópica; Janus Quinase; Psoríase; Inibidores das Janus Quinase; Vitiligo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )