SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número2Dermatite atópica: melhorar o acesso dos doentes aos cuidados de saúde em dermatologiaO impacto da pandemia COVID-19 no melanoma maligno: a experiência de um centro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

AGAPITO-VALGAS, Maria E. et al. Razão neutrófilo linfócito como marcador inflamatório sérico em pacientes com psoríase vulgar moderada-grave. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.2, pp.82-87.  Epub 27-Jun-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000023.

Introdução:

A Psoríase é uma doença crônica, inflamatória, imunomediada, sistêmica, com especial predileção pela pele e pelas articulações. Apesar dos avanços em seu entendimento, faltam biomarcadores laboratoriais para uso clínico.

Objetivo:

Determinar a diferença na razão neutrófilo/linfócito (RNL), como marcador inflamatório sérico, entre pacientes com psoríase vulgar moderada quando comparados a indivíduos sem psoríase.

Métodos:

Estudo observacional, tipo caso-controle, realizado em uma unidade hospitalar e ambulatorial pública de atendimento a pacientes com doenças dermatológicas. Fizeram parte do estudo os pacientes com psoríase (165 casos) e controles sem psoríase (187) atendidos no local, entre agosto de 2018 a dezembro de 2020.

Resultados:

O grupo dos casos apresentou maior mediana de RNL em relação aos controles (md = 1,96, p = 0,032). Não houve diferença quanto ao gênero ou presença ou não de comorbidades. Verificou-se, no entanto, quando estratificados por idade, também maior mediana entre casos com 30 e 60 anos, novamente com significância estatística. Não houve diferença entre RNL de pacientes portadores de psoríase, com ou sem artrite.

Limitações do estudo:

Estudo observacional, retrospectivo, unicêntrico, baseado em revisão de prontuários.

Conclusão:

A RNL foi mais elevada em doentes com psoríase em comparação com o grupo controle no presente estudo, de forma similar a outros estudos no assunto. Sugere-se que a RNL possa ser utilizada na avaliação de inflamação sérica destes pacientes, podendo contribuir na condução, manejo e orientação dos pacientes. Constitui marcador simples, acessível em todos os níveis de saúde, cujo exame elementar já faz parte da rotina de cuidado do paciente com psoríase. Hipótese esta a ser testada e corroborada por estudos prospectivos.

Palabras clave : Psoríase; Doença autoimune; Neutrófilos; Linfócitos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )