SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número2Toxidermia liquenóide associada ao esomeprazolUm caso de dermatose neutrofílica do dorso das mãos unilateral índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

MATOS, Pedro R.; NOGUEIRA, Ana; AZEVEDO, Filomena  e  RIOS, Elisabete. Tumor de células granulares: apresentação rara em idade pediátrica. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.2, pp.133-136.  Epub 01-Mar-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.22000047.

Os tumores de células granulares são neoplasias raras dos tecidos moles e geralmente surgem como lesões solitárias, embora ocasionalmente sejam múltiplas. A maioria destes tumores ocorre na mucosa oral e na pele de adultos, geralmente evoluindo como um tumor de crescimento lento. Raramente surge em idade pediátrica. A transformação maligna é muito rara, e apenas 2% dos casos podem metastizar para locais distantes. Apresentamos o caso de uma criança de 10 anos com um nódulo duro, indolor, na língua com 6 meses de evolução. O exame histológico revelou infiltração da mucosa lingual por células poligonais exibindo núcleos pequenos e citoplasma granular, eosinofílico pálido, com expressão difusa de S100, compatível com tumor de células granulares. Foi realizada glossectomia parcial direita. Este caso salienta a importância da biópsia de mucosa para o diagnóstico. Ressalta também que, independentemente da idade pediátrica, a biópsia não deve ser adiada sempre que houver incerteza no diagnóstico clínico.

Palavras-chave : Tumor de células granulares; Mucosa oral; Língua.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )