SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número3Prevalência de quatro infeções sexualmente transmissíveis curáveis numa clínica especializada em Lisboa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versión impresa ISSN 2795-501Xversión On-line ISSN 2795-5001

Resumen

DULTRA, Mariana; FLORENCE, Thais; GALLOTTI, Stefanie  y  PEGAS, José R.. Análise epidemiológica da hanseníase no Brasil nos últimos 10 anos. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.3, pp.149-153.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.22000028.

Introdução:

A hanseníase é uma doença infecciosa e crônica causada pelo Mycobacterium leprae. Apesar do grande avanço mundial após a introdução da poliquimioterapia, a hanseníase ainda é considerada um grande problema de saúde pública. A análise de dados epidemiológicos torna-se importante para a implementação de políticas públicas de saúde que permitam interromper o ciclo de transmissão da doença e facilitar o diagnóstico precoce.

Métodos:

Trata-se de um estudo epidemiológico observacional, transversal e descritivo. Os dados foram obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o sistema oficial de informação sobre hanseníase no país.

Resultados:

Nesse período, foram notificados 338.904 casos de hanseníase. A região nordeste, a que apresenta mais casos, é considerada a mais pobre do país, com muitos habitantes em situação socioeconômica desfavorável. A maioria dos pacientes eram multibacilares, condição associada ao diagnóstico tardio, mantendo a transmissão e agravando o dano neurológico.

Discussão:

A probabilidade de ocorrência e reativação da hanseníase em pacientes com baixa escolaridade foi maior. Além disso, devido ao longo período de incubação, há um maior número casos em adultos e idosos. Apesar das melhorias no controle da hanseníase, a doença persiste como um problema de saúde pública.

Palabras clave : Hanseníase; Mycobacterium leprae; Epidemiologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )