SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número3Análise epidemiológica da hanseníase no Brasil nos últimos 10 anosDoenças tropicais negligenciadas relacionadas à pele em Angola: uma análise retrospectiva índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

LODHIA, Zohra et al. Prevalência de quatro infeções sexualmente transmissíveis curáveis numa clínica especializada em Lisboa. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.3, pp.154-161.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000033.

Fundamentos/Objetivos:

Determinar a prevalência das infeções urogenitais por Chlamydia trachomatis (CT), Neisseria gonorrhoeae (NG), Trichomonas vaginalis (TV) e Mycoplasma genitalium (MG) nos utentes duma clínica de infeções sexualmente transmissíveis (IST), aberta e gratuita, localizada em Lisboa, no Centro de Saúde da Lapa, durante 1 ano.

Métodos:

A pesquisa de CT, NG, MG e TV foi realizada por teste de amplificação génica em 1062 espécimes urogenitais (1 amostra por pessoa). Foi efetuado um estudo descritivo, transversal e observacional das pessoas infetadas. Foi realizada análise estatística.

Resultados:

Foram detetadas 237 infeções em 214 utentes. CT foi a IST mais prevalente (11,6%), com taxa de infeção similar em homens e mulheres. Seguidamente NG (7,3%), MG (2,9%) e TV (0,5%). Foram encontradas associações estatisticamente significativas: 1) entre idade e prevalência de CT e NG, sendo a idade < 25 anos um fator de risco acrescido; 2) entre prevalência de CT e NG e orientação sexual, mediante a qual os heterossexuais apresentaram risco aumentado para CT e os homens que têm sexo com homens um risco aumentado para NG; e, 3) entre ‘sintomas’ e infeção gonocócica.

Conclusões:

Este estudo evidencia uma subida da prevalência das infeções por CT e NG em contraste com uma baixa taxa de infeção por MG e um escasso número de casos de TV.

Palavras-chave : Sexually transmitted infections; Trichomonas vaginalis; Mycoplasma genitalium; Neisseria gonorrhoeae; Chlamydia trachomatis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )