SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número3Prevalência de quatro infeções sexualmente transmissíveis curáveis numa clínica especializada em LisboaAs manifestações clinicopatológicas e diagnósticos diferenciais de variantes de micose fungoides (os grandes imitadores): uma revisão abrangente índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

ALMEIDA-VOUMARD, Lídia P. et al. Doenças tropicais negligenciadas relacionadas à pele em Angola: uma análise retrospectiva. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.3, pp.162-173.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000060.

Objectivo:

Análise retrospectiva do perfil epidemiológico e clínico de dez principais Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) cutâneas e avaliação do papel do dermatologista no controle e eliminação dessas doenças.

Método:

Análise dos dados de rotina e investigações especiais realizadas pelo Ministério da Saúde entre 2017 e 2021, e busca na internet das publicações efectuadas sobre as DTNs cutâneas em Angola.

Resultados:

Salvo o pian (ou yaws), todas as DTNs consideradas no estudo permanecem endêmicas no país. Focos previamente desconhecidos de úlcera de Buruli (UB), leishmaniose cutânea (LC) e doença do verme da Guiné (DVG) foram detectados nos últimos anos. A hanseníase, a oncocercose, a filariose linfática, a sarna e as picadas de serpentes são endêmicas em todo o país. Fracos serviços de laboratório constituem uma grande limitação para confirmar casos clinicamente suspeitos. A crescente colaboração entre profissionais de saúde pública, médicos de família e dermatologistas fortalece abordagens integradas nos programas de controle e eliminação de DTNs.

Conclusões:

A eliminação da hanseníase, da UB, da LC e da DVG como problemas de saúde pública não garante a interrupção total de sua cadeia de transmissão ao longo do tempo. O diagnóstico acertado dos casos e a vigilância epidemiológica são estratégias chaves para controlar e eliminar as DTN cutâneas. Além do diagnóstico e tratamento das DTNs centrados no paciente, os dermatologistas devem apoiar mais activamente a advocacia, as investigações de campo, e os programas de formação inovadores em DTNs cutâneas.

Palavras-chave : Angola; Doenças tropicais negligenciadas relacionadas com a pele; Dermatologia; Serviços de saúde; Epidemiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )