SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 número3Doenças tropicais negligenciadas relacionadas à pele em Angola: uma análise retrospectivaLúpus eritematoso induzido por fármacos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

versão impressa ISSN 2795-501Xversão On-line ISSN 2795-5001

Resumo

AL-DABBAGH, Jacob et al. As manifestações clinicopatológicas e diagnósticos diferenciais de variantes de micose fungoides (os grandes imitadores): uma revisão abrangente. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2023, vol.81, n.3, pp.174-186.  Epub 17-Jul-2023. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000026.

A micose fungóide (MF) é o tipo mais prevalente de linfoma cutâneo primário de células T, que é considerado um grande imitador devido ao vasto espectro das suas manifestações clínicas e ainda porque a MF pode assemelhar-se a uma vasta gama de dermatoses com idênticas bases histopatológicas e clinicopatológicas. As várias manifestações clínicas e histopatológicas de MF conduzem frequentemente a uma falta ou atraso no diagnóstico, o que leva a um prognóstico mais pobre. Neste artigo, apresentámos uma revisão abrangente das apresentações clínicas e diagnósticos diferenciais das variantes clínicas, histopatológicas e clinicopatológicas de MF com enfoque nas manifestações histopatológicas de cada variante.

Palavras-chave : Linfoma cutâneo; Linfoma cutâneo de células T; Micose fungoide; Variantes de micose fungoide; Cancro da pele.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )